7 dicas INCRÍVEIS para organizar uma viagem SEM dor de cabeça!



Viajar é sempre uma boa opção, mas garantir que a viagem aconteça sem dores de cabeça é MELHOR ainda. Revelamos 7 dicas INCRÍVEIS que irão facilitar a sua viagem para qualquer lugar do mundo com um prévio check-list.


1- ORGANIZE-SE

É fundamental que após decidir viajar, a escolha pelo destino, preços, estadia, locações e etc, sejam feitas com antecedência. O brasileiro não tem o hábito de se planejar a longo prazo, mas este pequeno hábito quando colocado em prática poderá lhe poupar bastante tempo e dinheiro. O recomendável é que para viagens nacionais o planejamento seja feito entre 5 e 7 meses antes da viagem acontecer e para viagens internacionais entre 6 e 12 meses.


2- PLANEJAMENTO

Como muitas coisas na vida, viajar também exige um bom planejamento. Saber administrar os gastos, roteiros e curtir uma viagem sem preocupações exige uma certa organização e preocupação com as variáveis da viagem, tais como: Hospedagem, Gastos extras com passeios e entretenimento, locação de veículo ou transporte terceirizado (taxis, traslado e ônibus), câmbio, ligações em roaming, passagens aéreas, alimentação e outros, para isso é preciso garantir que seu orçamento não irá explodir e deixar prejuízos, afinal o intuito da sua viagem é não ter dores de cabeça nem na ida e nem na volta. ( Clique aqui para fazer o Download gratuito da Planilha de Viagens )


3- DESTINO

A escolha do destino é importante para traçar um bom plano de viagem e garantir um roteiro relevante, portanto essa escolha deve ser feita com cautela, é preciso se certificar sobre acontecimentos, notícias e o que não fazer no destino, com essas informações é possível iniciar um bom roteiro e garantir que a sua viagem seja isenta de problemas futuros. Busque em sites, redes sociais e fóruns na internet sobre os horários de funcionamento dos locais, quais lugares não são tão recomendados, horários para passeios noturnos e onde não visitar. Garantir uma viagem segura de variáveis externas que poderão prejudicar seu passeio, lhe trará uma viagem com mais qualidade e menos gastos extras.


4- ORÇAMENTO

Após eleger o seu destino, é necessário validar os gastos. Saber administrar o dinheiro é uma das maiores preocupações para os viajantes, eleger prioridades e delimitar uma média para cada tipo de gasto é fundamental para não pesar as contas, e portanto, antes de iniciar os planos para um bom roteiro de viagem é preciso cautela e atenção no quanto você estará disposto a gastar no período da viagem. Defina um saldo inicial e uma margem limite para se gastar (em torno de 30% do seu budget inicial), com essas informações é possível manter as rédeas e o controle financeiro para não extravasar com gastos supérfluos na viagem.


5- HOSPEDAGEM

Para cada perfil de viajante há uma característica que implica nesse quesito, opções como Hostels, Campings, Pousadas, Chalés e Hotéis serão definidas pelo viajante baseado em questões pessoais como: tranquilidade, comodidade, ambiente externo, qualidade dos serviços e etc. Há diversas opções de instalações que ofertam as características que mais irão se encaixar no perfil de cada viajante, baseado nisso é possível fazer a busca através de redes online de hospedagem, agências de turismo e até programas de troca de habilidades por hospedagem como o WorldPackers e o WorkAway, apenas se certifique de  todas as observações que constam nas descrições de cada hospedeiro para evitar problemas futuros. Outro recurso de hospedagem muito utilizado são as locações de imóveis pela rede Airbnb, que garantem comodidade em imóveis pelo mundo inteiro e o contato com o proprietário é feito através da própria plataforma.


6- ROTEIRO

Organizar um bom roteiro exige tempo e paciência, tê-lo em mãos durante a viagem é como contratar um excelente guia turístico, isso irá lhe promover otimização de tempo para não deixar nenhuma atração passar em branco e de quebra irá lhe poupar de contratar um guia local ou city tour, minimizando os seus gastos extras. Baseado no destino escolhido, montar um roteiro cujo calendário irá lhe permitir saber o início, meio e fim da sua jornada de viajante ajudará no controle de tempo e de não esquecer nenhuma atração importante durante a estadia. (Caso esteja interessado em um Modelo de Roteiro, deixe nos comentários seu e-mail e lhe enviaremos).


7- DOCUMENTAÇÃO

Toda viagem a ser realizada é necessário o porte de alguns documentos obrigatórios, certifique-se previamente de que estão todos dentro do prazo de validade e garanta a cópia de todos eles para eventuais problemas, em caso de perdas é importante ter alguma cópia guardada para facilitar o boletim de ocorrência e em casos específicos, conseguir embarcar de volta para casa. Obviamente que seu intuito na viagem é não ter este tipo de problema, para isso é fundamental guardá-los em um lugar seguro e andar somente com o necessário na bolsa.


Nos conte nos comentários quais são as suas dicas e sugestões para o tópicos descritos acima, compartilhar experiências e conhecimento é sempre bem vindo por aqui.







Nenhum comentário: