Como promover o meu negócio no setor turístico?


" O mundo é como um livro, aqueles que não viajam só leem uma página". - S. Agustín.


É preciso boas estratégias para atrair os turistas e viajantes, o mundo é repleto de oportunidades e destinos incríveis, mas o que realmente move um cliente a escolher entre um destino e outro? Qual é o diferencial das grandes redes de hotéis, locadoras de veículos e entretenimento que em pouco tempo atrai milhares de interessados em suas particularidades? Para todos os nichos envolvidos no turismo a primeira pergunta que se deve fazer é: Qual é o diferencial do meu negócio?

É preciso entender o que acontece nesse mercado, entenda:

Nos últimos anos, com o exponencial crescimento da tecnologia, se aproximar do público-alvo e do cliente potencial se tornou um grande mar de pescadores famintos querendo vender o seu peixe da mesma forma. Redes como o Airbnb e as diversas buscas online de hotéis, veículos e prestadores de serviços turísticos, proporcionou uma mudança drástica de comportamento no que diz respeito ao poder de decisão de um cliente. O modelo de abordagem não poderá se tornar insustentável diante da imensidão de concorrentes, dentro das possibilidades viáveis para se destacar é necessário uma estratégia direcionada, não cabe mais apenas boas recomendações e excelentes fotos comerciais. 

Os destinos e os fornecedores envolvidos na grande massa de hospitalidade e prestação de serviço turístico precisam caminhar juntos, o marketing de destinos é uma questão de desenvolvimento econômico e não apenas de turismo local. 

Fonte: Howmuch

Mas qual é o problema? O modelo de marketing adotado por diversos destinos e fornecedores locais está saturado, há uma grande necessidade de reinventar-se. Os destinos estão se deparando com uma brutal modificação no setor devido a grande competição, aos ciclos econômicos, cultura, tecnologia e principalmente as novas gerações. Em sua maioria, as atuais estratégias não possuem o foco no cliente. A preocupação em direcionar suas forças apenas na promoção e publicidade de seus produtos e serviços acaba por não reter os clientes e potenciais. 

O turismo é uma grande máquina de vender sonhos, que obrigatoriamente precisa estar alinhada com as propostas de seus fornecedores, é necessário comprometimento para atender as necessidades básicas dos clientes, que buscam acima de tudo, adquirir o que realmente foi ofertado e um bom atendimento. Atenção para a gestão de pessoas, este é um grande diferencial competitivo na prestação de serviço.

SOLUÇÕES:

Para o Marketing Direcionado Online, é necessário fazer bom uso das novas tecnologias e promover campanhas inteligentes nas redes sociais. Os dados de 2017 comprovam o quanto há de potencial a ser explorado nesse universo:

- O Facebook já tem mais de 2 bilhões de usuários ativos todos os meses, enquanto o Instagram já tem mais de 700 milhões;
- O Instagram Stories ultrapassou o número de usuários do Snapchat em abril de 2017, são mais de 200 milhões de usuários todos os dias e subindo aceleradamente;
- São realizadas mais de 55 milhões de chamadas por vídeo no WhatsApp todos os dias;
- A maioria dos usuários de Instagram estão na faixa entre 18 e 29 anos;
- Aproximadamente 80% do tempo gastos com redes sociais acontece por dispositivos móveis;
- Mais da metade dos usuários do Instagram acessam todos os dias. No ano de 2016, 32% dos adolescentes consideraram esta rede social a mais importante;
- Mulheres estão mais propensas a usar o Instagram do que os homens na internet: são 38% contra 26%;
- O Facebook Business já possui mais de 50 milhões de empresas cadastradas
- Por ano, mais de 20 milhões de apresentações são enviadas ao SlideShare do LinkedIn
- O Facebook, Instagram e o YouTube estão abraçando cada vez mais a criação e publicação de vídeos na vertical;
- Apenas 10 mil vídeos do YouTube geraram mais de 1 bilhão de visualizações cada um;

Com base nos dados atuais, planejar o futuro dos negócios no meio digital exige coleta de dados e planejamento estratégico, são diversos canais em crescente evolução para se criar audiência, atrair o público, converter e reter, afinal o Marketing Digital haja vista das demais fontes de comunicação, em tempos, é o melhor lugar para você usar e abusar de estratégias bem definidas para alinhar sua proposta ao público potencial do negócio.

Sobre Marketing Atual:

- É preciso transformar seu negócio em uma grande marca;
- Buscar o diferencial como propósito de foco;
- Saber gerar VALOR. (Lembrando que não se trata de dinheiro, mas de credibilidade, segurança, transparência...).
- Mais Marca, menos custo;
- Não vender números e fatos;
- Acreditar no potencial das redes sociais;


O Novo Cliente:

- Antes buscava o menor preço, Agora está em busca de valor total;
- Antes procurava mais coisas, Agora procura por experiências significativas;
- Antes era um receptor passivo das comunicações da marca, porém Agora são co-criadores ativos de conteúdos, produtos, recomendações e experiências;
- Antes preocupado com indicações, Agora interação com múltiplos dispositivos.

Fonte: Envision

A estratégia de marketing digital alinhado com uma proposta focada de sua marca terá por consequência a geração de valor e foco no que realmente importa, o potencial cliente.



Nenhum comentário: